Roberto Medina, carioca, 66 anos, comunicador e dono da agência da publicidade Artplan. Em 1985, sua paixão pela música e pela publicidade fez com que o sonho de montar um festival com uma mega estrutura se tornasse realidade. Claro que não foi fácil, pois todo o equipamento seria importado e, consequentemente, mais caro. Roberto precisaria de um patrocínio de US$ 25 milhões.

Medina, então, apresentou a proposta para sua equipe mas, ninguém acreditou em sua ideia. Foi então que Nizan Guanaes, que naquela época era um jovem baiano gordinho e estava iniciando seu curso de Publicidade e Propaganda (atualmente, é o controlador do Grupo ABC de comunicação), resolveu dar um conselho que, a princípio, Roberto não deu muita bola. Nizan o aconselhou a fazer deste festival não como a realização de um sonho, mas como uma grande oportunidade de exposição para marcas que buscavam canais de comunicação com o público jovem.

Uma cervejaria, que na época vinha mostrando um envelhecimento de sua imagem, estava lançando uma nova marca. Roberto propôs que, ao invés de fazer uma campanha convencional para a cerveja, ela deveria patrocinar o evento. Foi assim também foi com uma rede de televisão.

A partir daí, Medina precisava de atrações para seu público jovem. Foi atrás de grandes artistas para fazer comerciais. O primeiro foi o ator David Niven. Tamanho foi o sucesso da parceria, que Roberto queria ir além. Um de seus alvos foi Frank Sinatra. Para chegar ao astro, o comunicador bateu muito o pé com Mickey Rudin, empresário de Sinatra, até conseguir que o astro se apresentasse no festival.

Dali em diante, Roberto fez aproximadamente 70 reuniões em 45 dias para convencer as grandes bandas a tocar no Brasil. Ouviu 70 respostas negativas. A única saída que encontrou, foi apelar mais uma vez para Mickey Rudin, que fez com que as setenta respostas “não”, se tornassem “sim”.

Depois de todo este esforço, no dia 11 de janeiro de 1985, realizou-se a primeira edição do Rock in Rio. Foram dez dias de muita música, juntando grandes atrações como AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Queen e bandas brasileiras como Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho. Com o passar dos anos, o Rock in Rio passou também por Lisboa e Madri. Para Roberto, organizar todos os detalhes daquilo que em 1985 era apenas um sonho, hoje é rotina.
PORTAL
PRIVACIDADE
TRABALHE
CONOSCO
ÁREA DO
CLIENTE
SIGA A GIARETTA
© 2026 Imobiliária Giaretta - CRECIJ-2008 - Todos os direitos reservados