Luís Alves de Lima e Silva. Você já ouviu falar neste nome? Ele nasceu no dia 25 de agosto de 1803 em Vila de Porto Estrela, Rio de Janeiro e é por causa deste homem que todos os anos nesta mesma data é comemorado o dia do Soldado. Já consegue dizer de quem se trata? Não!? Então vamos continuar a falar um pouco mais sobre ele.

Aos 15 anos de idade, Luís ingressou na Escola Militar e se tornou alferes, três anos antes de conseguir o posto de tenente. Ao vencer tensões na fronteira Sul do Brasil contra argentinos e uruguaios em 1852, ele se tornou marquês de Caxias. Em 1866, ele participou do treinamento e elaboração de estratégias do exército brasileiro na guerra do Paraguai, cuja grande vitória se deu na última batalha conhecida como Dezembrada. Depois disso, Luiz retornou ao Rio de Janeiro e foi nomeado Duque, tornando-se o único brasileiro a receber esta consideração política.

E agora!? Você já sabe de quem estamos falando? Sim! Duque de Caxias, o soldado Patrono do nosso Exército. Ele faleceu em 07 de janeiro de 1880 e a cidade de Vila de Porto Estrela, onde nasceu, hoje recebe o nome de Duque de Caxias em sua homenagem.

Dedicamos esta história a todos os soldados brasileiros e em especial aos que, por muitos anos, realizaram um excelente trabalho no Haiti, pacificando e reestruturando uma nação irmã que tanto precisava de ajuda.
PORTAL
PRIVACIDADE
TRABALHE
CONOSCO
ÁREA DO
CLIENTE
SIGA A GIARETTA
© 2026 Imobiliária Giaretta - CRECIJ-2008 - Todos os direitos reservados