Patriotismo de um estrangeiro. Uma história de orgulho e respeito pelo país escolhido para se viver
26/07/2013
Uma vontade antiga do agricultor holandês Jacobus Derks se tornou realidade com a ajuda do filho e de um engenheiro. Há 70 anos atrás o agricultor vinha da Holanda para o Brasil e, segundo o filho, ele tinha uma vontade latente de homenagear o país que o acolheu.
Criativamente e aproveitando o momento de grandes eventos no Brasil, o Sr. Jacobus decidiu utilizar cerca de 50 hectares para o plantio de culturas de inverno, como cevada, canola, triticale e tremoço para formar o desenho da bandeira do Brasil.
O desenvolvimento da ideia contou com a ajuda do engenheiro Erick Krabbernborg que buscou na tecnologia o que precisava para colocar em prática o desejo do Sr. Jacobus. Foi usado um programa de computador em que a bandeira pôde ser transferida para um tipo de GPS colocado na área. De acordo com os envolvidos, a parte mais trabalhosa foi achar todas as dimensões para o resultado certo.
Mesmo com todo o trabalho, o Sr. Jacobus não estava satisfeito. Depois de plantados o retângulo, o losango e o círculo, o agricultor ainda resolveu colocar a faixa com as palavras ordem e progresso, além de todas as 27 estrelas nas proporções da bandeira original.
É ou não é uma história muito bonita de amor à terra?